Pernas Cansadas

01-06-2010 16:45

Para quem já tem varizes e quer controlar o seu reaparecimento, ou para os que têm antecedentes familiares e pretendem prevenir a manifestação dos sintomas, deixamos-lhe alguns conselhos práticos:

 

  • Evite estar muito tempo parado de pé ou sentado sem mexer as pernas (o que acontece também em viagens mais longas). Se a sua profissão obriga a isso, tente compensar com períodos de repouso, ou andando um pouco e seguindo as outras indicações que temos para si.
  • Se não puder andar, faça movimentos com os pés, rodando os tornozelos, como se estivesse a fazer o aquecimento para uma prova desportiva. Desta forma, ao contrair os músculos, vai ajudar a circulação do sangue. Andar em bicos dos pés também ajuda.
  • Não cruze as pernas quando se senta. Ao fazê-lo, está a aumentar a pressão na perna que fica em baixo.
  • O uso de meias elásticas, ou as chamadas meias de descanso, ajudam a prevenir o aparecimento de varizes. Mas tenha atenção às meias demasiado apertadas e evite usá-las nos períodos de calor intenso.
  • Descanse com as pernas elevadas, mas não as ponha em cima de almofadas porque, com o peso, as próprias almofadas cedem e comprimem as pernas. Além disso, as almofadas acabarão, eventualmente, por cair ao chão durante a noite. Experimente elevar o colchão, cerca de 20 centímetros, colocando debaixo dele uma manta dobrada. Vai ver que fica mais confortável. É importante que os pés fiquem ligeiramente mais altos do que o coração.
  • Promova uma dieta equilibrada, evite os alimentos fritos e a acumulação de gorduras, que podem dificultar a circulação sanguínea. A alimentação saudável diminui também o risco de excesso de peso. Quanto mais peso tiver mais pressão exerce sobre as suas pernas, mais dificuldade sente na locomoção e na prática de exercício físico.
  • Se bebe pouca, tenha o cuidado de beber mais água – cerca de 1,5 litros por dia – para tornar o sangue menos denso e, assim, facilitar o seu fluxo no sistema venoso.
  • Pratique exercício físico regularmente, mas com moderação, sem cair em exageros, que são igualmente prejudiciais. Passear, andar de bicicleta e correr são actividades benéficas, mas sempre de acordo com a sua condição física. De todos os desportos, a natação é a melhor escolha para quem tem insuficiência venosa. Proporciona bons exercícios para as pernas e com a vantagem de serem feitos horizontalmente na água que, para além de ser fria, reduz a pressão do peso corporal.
  • No Verão, se for à praia, vá para a beira-mar e deixe as ondas aplicarem-lhe uma hidromassagem gratuita nas pernas. Quando voltar para a toalha, não se exponha demasiado ao sol. Se, com as varizes, as veias já ficam dilatadas, o calor ainda as dilata mais. Tenha o cuidado de ir molhando as pernas para as manter frescas.
  • De igual modo (mas não só no Verão), antes de terminar o seu banho em casa, molhe as pernas com água fria. A reacção das veias ao frio obriga-as a contrair, constituindo uma forma de ginástica no sistema venoso, melhorando o seu funcionamento.
  • Evite usar vestuário apertado. Aconselham-se roupas largas, que facilitem os movimentos e deixem respirar a pele.

 

Terapia Quantica, https://cantinhodasaude.webnode.pt/, www.vitalsil.pt,, www.natiris.pt, www.sovex.pt,

—————

Voltar


Equilibrio Humano, a empresa de Terapias Complementares da Linha.