Conselhos da Medicina Tradicional Chinesa sobre Alimentação

01-06-2010 16:43

1 - Comer como um rei ao pequeno-almoço, como um príncipe ao almoço e como um pobre ao jantar. Ou seja, deve-se comer mais pela manhã pois é a estas horas que os órgãos responsáveis pela digestão e assimilação dos alimentos funcionam em pleno.

 

2 - Comer num ambiente calmo, evitar situações de stress, ler enquanto se come ou ver televisão. É importante prestar atenção aquilo que se come.

 

3 - Comer de uma forma lenta, mastigar muito bem, para que a energia dos alimentos seja absorvida correctamente.

 

4 - Comer sempre em horários regulares porque o estômago aprecia regularidade para um bom funcionamento.

 

5 - Devem-se comer alimentos de todos os grupos, sendo a roda dos alimentos desta dieta composta por 40 % a 60 % vegetais e fruta, 30 % a 40 % de cereais (integral, semi-integral, em grão) e 10 % a 20 % de carne, peixe, feijões, gordura, marisco, algas e produtos lácteos.

 

6 - Como regra geral, também os mestres chineses aconselham um uso restrito de doces, álcool, fritos, gorduras.

 

7 - Evitar a ingestão excessiva de leite e derivados que provocam estagnações de energia e interferem no funcionamento dos órgãos digestivos.

 

8 - Ingerir também com conta peso e medida frutas, vegetais e legumes crús que em grandes quantidades também interferem no bom funcionamento dos órgãos digestivos.

 

9 - Evitar todo o tipo de bebidas geladas, devendo os liquidos ser ingeridos a temperatura ambiente, quente ou mornos. Deve-se também evitar beber durante as refeições.

 

10 - Não comer grandes quantidads de cada vez. Apenas 80% do estômago deve ficar cheio. 
 

Terapia Quantica, https://cantinhodasaude.webnode.pt/, www.vitalsil.pt,, www.natiris.pt, www.sovex.pt,

—————

Voltar


Equilibrio Humano, a empresa de Terapias Complementares da Linha.