Príncipios Básicos de Uma Alimentação Saudável

21-06-2012 13:50

Ter uma alimentação saudável é importantíssimo para que possamos viver e envelhecer com saúde. Alimentarmo-nos de uma forma saudável deve ser uma preocupação de todos os dias ao longo de toda a nossa vida.

Não deve ser uma preocupação pontual, mas sim contínua. Devemos abandonar os nossos maus hábitos alimentares e de vida que possamos ter para vivermos de uma forma mais saudável e durante mais tempo.

  • Ingerir uma quantidade suficiente de água. É aconselhado beber de 1,5 a 2 litros de água. Esta quantidade permite-nos mantermo-nos sempre hidratantes e purificarmos também o nosso organismo, evitando assim a acumulação de toxinas e resíduos que, caso contrário, ficam nele armazenados. Ao querer variar, prefira sumos de fruta naturais em vez de bebidas refrigerantes gaseificadas e com muito açúcar.
  • Ter uma dieta equilibrada. Devemos ingerir quantidades de alimentos de todos os grupos constantes na roda dos alimentos. Devemos privilegiar o consumo de cereais (de preferência integrais), de tubérculos, de hortícolas e de fruta. São estes os alimentos que nos fornecem a energia suficiente para que o nosso organismo funcione da melhor forma.
  • Não consumir alimentos demasiado calóricos. As calorias são um dos nossos maiores inimigos, e isto porque acumulam-se no nosso corpo, nas nossas artérias, e dão origem a variadíssimas doenças, de entre as quais podemos destacar a diabetes e as doenças de coração.
  • Ingerir porções adequadas. Não podemos cometer exageros. Devemos comer de forma moderada. Devemos, por exemplo, ingerir de 500 a 750 ml de lacticínios, fonte de cálcio e de magnésio, por dia, sendo que são preferíveis os produtos meio-gordos e magros. Quanto ao peixe, carne e ovos, uma pequena porção já é suficiente a uma das refeições. Deve-se privilegiar o azeite como fonte extra de gordura, e isto em pequenas quantidades.
  • Fazer três refeições principais. É importante comer às três principais refeições para evitar que, com fome, nos “vinguemos” noutros alimentos menos saudáveis, tais como os bolos, as batatas fritas, as guloseimas, etc. … Tomar o pequeno-almoço, almoçar e jantar constitui a melhor forma de não ficarmos com fome e de garantir uma alimentação mais saudável durante todo o dia. Além das principais refeições, podemos comer uma peça de fruta ou uma barra de cereais sempre que tivermos fome.
  • Comer lentamente e com calma. Devemos habituarmo-nos a comer a horas fixas e sem pressa. Ao comer demasiado rapidamente, acabamos por impedir ao nosso cérebro de enviar mensagens de saciedade ao nosso organismo, ou seja, comemos além da fome. Armazenamos assim energia que não vamos utilizar. O facto de comermos mais lentamente fará com que nos apercebamos do momento em que já não temos fome mais facilmente e que deixemos de comer no momento certo.
  • Produtos naturais em detrimento dos produtos industriais. Os produtos naturais são muito mais benéficos para a nossa saúde, e isto devido à sua riqueza em vitaminas, sais minerais e fibras. Os nutrimentos que encontramos nos alimentos industriais não são de tão boa qualidade.
  • Não fumar de forma exagerada. O melhor é mesmo não fumar, mas, para aqueles que não conseguem viver sem nicotina, o mais aconselhado é tentar ir reduzindo lentamente a quantidade de cigarros fumados num dia.
  • Não beber demasiado álcool. À semelhança do que acontece com o tabagismo, o melhor é mesmo não beber bebidas alcoólicas. O álcool tem, por exemplo, efeitos prejudiciais sobre nomeadamente o fígado, mas não só. É bastante calórico e não é, de todo, um hábito saudável.
  • Tentar reduzir o stress. O stress nunca é algo muito positivo para a nossa saúde e nosso bem-estar. Tem geralmente consequências sobre a forma como interagimos com a comida. Muita gente, quando sob stress, tenta encontrar conforto na comida. Não podemos esquecer-nos, nestas situações, de que, independentemente do stress na nossa vida, devemos manter os hábitos alimentares saudáveis aqui abordados.
  • Não ter uma vida sedentária. Devemos estar sempre activos. O sedentarismo pode ter consequências muito nefastas sobre a nossa saúde. É sempre bom praticar alguma actividade física. Caminhar é um excelente exercício e tem grandes benefícios para a saúde.

Além destes princípios, devemos também apenas consumir os alimentos quando estes ainda estão no prazo de validade. Devemos apenas ingerir os alimentos em relação aos quais temos a certeza de que estão próprios para o consumo.

Aplicar estes princípios permitir-nos-á evitar doenças tais como a hipertensão arterial, o colesterol elevado, a diabetes, a obesidade, doenças todas estas que podem estar na origem de doenças cardiovasculares.

Preservemos o nosso coração. Preservemos a nossa saúde. Tenhamos cuidado com a nossa alimentação para que possamos viver mais tempo e com mais saúde.

Terapia Quantica, http://cantinhodasaude.webnode.pt/, www.vitalsil.pt,, www.natiris.pt, www.sovex.pt,

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