Nutrição - Cálcio e Legumes Verdes

27-08-2010 13:38

O cálcio é um componente importante da dieta. Muitas pesquisas foram realizadas para investigar seu papel na origem e prevenção de doenças. Seus defensores recomendam a ingestão vigorosa de leite para ter ossos fortes e evitar a osteoporose. Já os críticos do consumo de cálcio apontam seu consumo em excesso com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e até mesmo câncer.

Abaixo estão reunidas as informações mais recentes de pesquisas na busca um consenso sobre as melhores formas de se utilizar o cálcio para uma vida mais saudável.

O que é cálcio?

Conceito: Cálcio é um mineral usado pelo corpo com numerosas funções, incluindo construir e manter ossos e dentes; coagulação sanguínea; transmissão de impulsos nervosos e regulação do ritmo cardíaco. Aproximadamente 99% do cálcio do corpo humano encontram-se nos ossos.

O corpo consegue cálcio de duas maneiras diferentes. Uma delas é por meio da ingestão de alimentos contendo cálcio ou mesmo de suplementos. Sendo que as melhores fontes são leite, seus derivados e vegetais verdes escuros.

A outra maneira do corpo conseguir cálcio é retirar dos ossos. Isto acontece quando os níveis sanguíneos de cálcio caem abaixo do equilíbrio para manter funções, como o ritmo cardíaco e transmissão nervosa normais.

Osteoporose

Ossos são tecidos vivos em constante mudança. Através das fases da vida, os ossos estão sempre sendo formados e destruídos em  um processo chamado de re-modelagem óssea. Células chamadas osteoblastos formam osso, enquanto os osteoclastos destroem e reabsorvem osso.

Osteoporose, ou osso poroso, é um enfraquecimento dos ossos causado pelo desequilíbrio entre a formação e a destruição óssea. As pessoas normalmente perdem tecido ósseo no processo normal de envelhecimento devido a um conjunto de factores que incluem factores genéticos, sedentarismo, redução hormonal, dentre outros.

O ideal é que se acumule uma boa reserva óssea até os 30 anos, idade a partir da qual o processo de formação óssea começa a diminuir e a dar lugar a destruição óssea.

As principais vítimas da osteoporose são as mulheres pós-menopausa, devido à redução rápida da produção de hormonas (estrogênio).

Prevenção da Osteoporose

Prevenir a osteoporose depende de dois factores: construir ossos fortes durante os primeiros 30 anos de vida e reduzir a perda óssea na vida adulta.

Existem medidas que podem ajudar a prevenir a perda óssea:

  • Exercícios físicos regulares, em especial exercício de resistência, como musculação.
  • Consumir quantidades adequadas de vitamina D seja por meio da alimentação, exposição solar ou suplementos vitamínicos.
  • Consumir quantidades adequadas de cálcio para evitar que seja usada a reserva presente nos ossos.
  • Consumir quantidades adequadas de vitamina K, encontrada em vegetais de folha verde.
  • Não consumir excesso de vitamina A pré-formada (beta-caroteno), pois esta vitamina em excesso interfere com a função do cálcio e da vitamina D.

As quantidades necessárias de cálcio variam:

  • 1.000 mg/dia entre os 19 e 50 anos.
  • 1.200 mg/dia acima de 50 anos.
  • 1.000 mg/dia para mulheres grávidas ou amamentando.

Excesso de Cálcio

O consumo excessivo de cálcio e o consumo de leite pode trazer danos à saúde.

Muitas pessoas possuem algum grau de intolerância a lactose, ou seja, não digerem bem o carboidrato do leite. Para estas pessoas ingerir leite e derivados pode causar problemas gastrointestinais, como diarreia, vómitos, desconforto abdominal e gases.

A alternativa para estes indivíduos é consumir leite livre de lactose ou mesmo adicionados de lactase, enzima que converte este carboidrato.

A maioria dos derivados do leite é rica em gordura saturada, que se consumidas em excesso aumentam o risco de doenças do coração.

Consumo de leite pode estar associado a câncer de próstata, ligado ao nível elevado de cálcio no sangue. Pessoas que consumiram mais de 2.000 mg de cálcio por dia, tiveram o dobro de chance de desenvolver câncer de próstata. Esta quantidade é equivalente a 08 copos de leite.

O consumo equilibrado de cálcio é fundamental para saúde dos ossos e do corpo, sendo que o segredo está na moderação. Dificilmente o consumo moderado poderá levar a alguma complicação, como câncer e doença do coração.

Terapia Quantica, https://cantinhodasaude.webnode.pt/, www.vitalsil.pt,, www.natiris.pt, www.sovex.pt,

—————

Voltar


Equilibrio Humano, a empresa de Terapias Complementares da Linha.