Nutrição - Fibras

27-08-2010 13:30

Quais os reais benefícios das fibras para saúde? Quais são as melhores fontes para uma dieta saudável? Qual o papel das fibras na prevenção de doenças como câncer, diabetes e doenças do coração? Aqui estão reunidas informações para elucidar estas e outras questões com impacto directo em sua saúde.

O que são fibras?

Conceito: Fibras são carboidratos que não podem ser digeridos. São cadeias de açúcares que não podem ser quebradas pelo sistema digestivo, passando intactas pelos intestinos sem serem absorvidas.

As fibras são classificadas em dois tipos: Solúveis ou insolúveis em água. Estas diferenças são importantes, pois estão relacionadas ao efeito das fibras no risco de desenvolver certas doenças.

As recomendações actuais são que uma pessoa ingira pelo menos 20 gramas de fibras por dia, sendo que aqui não estão inclusos suplementos artificiais de fibras.

Quanto mais calorias uma pessoa ingere por dia, mais fibra seu organismo necessita.

 

Fonte de Fibras

Fibras solúveis:

  • Aveia.
  • Castanhas e nozes.
  • Feijão, ervilha, soja e lentilha.
  • Maçã e pêra.

Fibras insolúveis:

  • Farelo de trigo
  • Arroz integral
  • Granola e grãos inteiros em geral
  • Cenoura
  • Pepino
  • Abóbora
  • Tomate

 

Terapia Quantica, http://cantinhodasaude.webnode.pt/, www.vitalsil.pt,, www.natiris.pt, www.sovex.pt,

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